UMA REVISTA ELETRÔNICA QUE FOCALIZA O GÊNERO WESTERN

14 de junho de 2011

TOP-TEN WESTERNS DO DR. AULO BARRETTI


“Doc Barretti” é o apelido do Dr. Aulo Barretti, médico ginecologista que em 17 de setembro de 1977 abriu as portas de sua casa no bairro da Lapa, em São Paulo, para alguns amigos westernmaníacos como ele próprio. Todos os sábados aquele pequeno grupo assistia aos filmes em 16 mm da coleção pessoal de Doc Barretti. Num sábado era Buck Jones, no outro Durango Kid ou Tim Holt ou Hopalong Cassidy, num desfile semanal dos então já saudosos mocinhos do cinema. Assim começou o CAW, cineclube que congrega fãs de faroestes. O grupo cresceu e como clube, mudou de sede algumas vezes, estando próximo de completar 34 anos de vida. A existência do CAW é digna de nota pois no Brasil, ou mesmo nos Estados Unidos, não há registro de um cineclube que tenha alcançado tamanha longevidade. E sempre reunindo fãs de um único gênero cinematográfico, o faroeste, por sinal condição única imposta pelo fundador, o Dr. Aulo Barretti, para ser associado do CAW.

Doc Barretti assistiu pela primeira vez a um faroeste ainda na década de 20, tempo do cinema mudo. Desde então acompanhou todas as mudanças sofridas pelo cinema e pelo gênero que mais aprecia. Admirador incondicional do mocinho Buck Jones, viu surgir um novato chamado John Wayne, acompanhando seus primeiros pequenos westerns. Doc Barretti assistiu o renascer do faroeste “A” quando do lançamento de “No Tempo das Diligências”, em 1939. Seguiu de perto a carreira de outro grande ídolo seu que foi Randolph Scott, bem como a de John Wayne que se tornou o maior astro do gênero. Doc Barretti acompanhou também a chegada de Clint Eastwood, o último grande astro do faroeste no cinema. E com tristeza o Dr. Aulo Barretti viu os westerns quase desaparecerem das telas. Decidido e apaixonado por faroestes, o médico não teve dúvidas e deu início, por conta própria, à preservação do gênero, preservação, como foi dito, em sua própria casa, com seus rolos de 16 mm, seu projetor e com o amor que tem pelos filmes de mocinho e bandidos.

Estamos em 2011 e, próximo de completar 89 anos, todos os sábados o Dr. Aulo Barretti, ou melhor, Doc Barretti, vai para o seu cineclube, onde distribui amizade e conhecimento através das verdadeiras aulas que dá sobre faroeste. Cinewesternmania pediu a Doc Barretti, verdadeiro Doutor Honoris Causa em westerns, que relacionasse os dez melhores filmes do gênero, os quais orgulhosamente apresentamos abaixo:

 1.º)  O Último Pistoleiro (The Shootist), 1976 – Don Siegel

 2.º)  Rastros de Ódio (The Searchers), 1956 – John Ford

 3.º)  No Tempo das Diligências (Stagecoach), 1939 – John Ford

 4.º)  Cavaleiro Solitário (Pale Rider), 1985 – Clint Eastwood

 5.º)  Rio Vermelho (Red River), 1948 – Howard Hawks

 6.º)  O Homem que Matou o Facínora (The Man Who Shot Liberty Valance), 1962 – John Ford

 7.º)  Os Brutos Também Amam (Shane), 1953 – George Stevens

 8.º)  Caminhos Ásperos (Hondo), 1953 – John Farrow

 9.º)  Terra do Inferno (Man in the Saddle), 1951 – André De Toth

10.º)  O Cavaleiro Solitário (The Lone Rider), 1930 – Louis King


5 comentários:

  1. Como imaginava, poucos não amam os filmes do Duke como eu. E a prova aí está. Nosso querido amigo, que fará 100 anos fácil, fácil, escolheu seis filmes do Duke na sua seleção dos melhores.
    Duke é Duke.
    Deus abençoe nosso Barretti.
    jurandir_lima@bol.com.br

    ResponderExcluir
  2. Dr Aulo que bela iniciativa! Sou filha de um velho amigo seu Pedro Domingues Ferrer.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Dirce - Doc Barretti não se esqueceu de seu pai, amigo de infância, das matinês e das brincadeiras de mocinho e bandido na região em que moravam e que décadas depois se tornou o Parque do Ibirapuera. Barretti fala com enorme carinho de seu pai, lembrando que nas paredes de seu escritório estão fotos de Tom Mix e Ken Maynard que durante muitos anos estiveram no ateliê de seu pai. São recordações de uma amizade para sempre. - Darci Fonseca.

    ResponderExcluir
  4. Para falar de Dr. Aulo Barretti , tem que tirar o chapéu : Até hoje nunca vi uma pessoa com tantas virtudes , é o paizão que todas as pessoas gostariam de ter , De cinema sabe tudo e ou pouquinho mais; Agradeço a Deus por ter conhecido essa criatura. Abraços Joaquim
    Um grande abraço Dr. Aulo Barretti

    ResponderExcluir