UMA REVISTA ELETRÔNICA QUE FOCALIZA O GÊNERO WESTERN

29 de junho de 2016

QUADRILHAS DOS FAROESTES – ARTHUR KENNEDY E BANDIDOS CONTRA OS SITIANTES


No western de Anthony Mann “E o Sangue Semeou a Terra” (Bend of the River), o vilão é Arthur Kennedy que, momentaneamente, une-se a um grupo de homens dispostos a qualquer tipo de trabalho, mesmo que seja roubar e matar. Kennedy é quem comanda o grupo que quer ver James Stewart longe deles, malta formada por Harry Morgan, Royal Dano, Jack Lambert, Cliff Lyons e Chuck Hayward. Os três primeiros são mais conhecidos, enquanto Lyons e Hayward eram stuntmen de profissão, atuando como atores esporadicamente. Arthur Kennedy, magnífico intérprete já foi biografado pelo WESTERCINEMANIA, postagem que mostra a brilhante carreira desse ator.

Arthur Kennedy é Emerson Cole, conhecido fora-da-lei que atuava no Kansas e procura mudar de ares mas nunca deixando de lado sua índole de homem mau - Ao interpretar o cínico e traiçoeiro escroque Ned Sharp em “O Intrépido General Custer”, em 1941, parecia que Arthur Kennedy estava definindo sua carreira de ator. Kennedy atuou novamente com James Stewart em “Um Certo Capitão Lockhart” The Man from Laramie), faroeste clássico também de Anthony Mann. Kennedy teve bela carreira em Hollywood, onde três dos pontos mais altos foram sua participação em “Lawrence da Arábia”, em “O campeão” e em “Paixão de Bravo”. Arthur Kennedy teve, paralelamente ao cinema, reconhecida carreira como ator de teatro, dividindo o palco na temporada novaiorquina da peça “Becket” com Laurence Olivier, de quem recebeu muitos elogios. Kennedy nasceu em 1914 e faleceu aos 75 anos de idade em 1990.

Jack Lambert como ‘Red’ lidera o grupo de homens que perambula pelo porto de Portland - Feio, olhos esticados como se fosse mestiço oriental, queixo quadrado, esse conjunto formava a imagem de um perfeito facínora e era a imagem de Jack Lambert, descendente de escoceses e nascido em Nova York em 1920. Lambert estudou para ser Professor de Língua Inglesa, mas alunos e amigos lhe disseram que com aquele ar assustador de homem mau, ele deveria tentar a sorte no cinema. Foi o que Lambert fez e após algumas pontas foi notado como um dos bandidos de “Rua dos Conflitos” (Abilene Town), de 1946. A partir daí, por dezenas de vezes, Jack Lambert interpretou invariavelmente homens maus em filmes policiais e em inúmeros westerns. “Os Quatro Heróis do Texas” (Dean Martin), em 1963 foi o último filme de Jack Lambert que continuou atuando por algum tempo na televisão.  Lambert faleceu em 18 de fevereiro de 2000.

Harry Morgan é ‘Shorty’, o mais baixo do grupo de bandidos – Recém chegado da Broadway, Harry, em seu segundo ano em Hollywood, atuou no clássico “Consciências Mortas” (The Ox-Bow Incident). Belo início de uma longa carreira que durou 57 anos com participações em filmes de todos os gêneros. Na televisão Harry, que chegou a usar o nome ‘Henry Morgan’, brilhou até mais que no cinema pois foi com a série “Dragnet” que ele se tornou ainda mais conhecido. Essa série policial fez enorme sucesso nos anos 50, estrelada por Jack Webb. Em 1967 Webb decidiu relançar “Dragnet” e convidou Harry Morgan para ser o oficial ‘Bill Gannon’. A série ficou no ar por mais quatro anos, algo nunca visto antes na TV, mídia que tritura talentos como nenhuma outra. Outro sucesso de Morgan na TV foi como o Coronel Sherman T. Potter na série “Mash”, trabalho que lhe valeu um prêmio “Emmy’. Morgan faleceu aos 96 anos de idade, em 2011.

Royal Dano é ‘Long Tom’, o mais alto dos desocupados que se tornam assaltantes – Quando, nas décadas de 50 a 80, algum escritor ou roteirista colocava na história um bandido estranho, nervoso, sempre prestes a disparar sua arma ou com um toque de neurose, pensava invariavelmente em Royal Dano. Um de seus primeiros filmes foi “A Glória de um Covarde” (The Red Badge of Courage) e Dano voltou a impressionar bem como um atormentado bandido em “Johnny Guitar”. Dirigido por Anthony Mann, Royal Dano esteve em “Região do Ódio” (The Far Country” e em “O Homem do Oeste” (Man of the West), neste como o bandido mudo. Em “A Quadrilha Maldita” (Day of the Outlaw), outro clássico do faroeste, Dano interpretou o idiotizado ‘Uncle Billy’. Esse novaiorquino nascido em 1922, já em final de carreira, é o professor que morre em sala de aula e os alunos não percebem, no filme “Escola da Desordem”. Royal Dano faleceu, de verdade, em 1994.

Cliff Lyons é ‘Willie’, que se afasta do grupo de desocupados antes que se inicie o confronto final – Quando o assunto é stuntman, logo vem à lembrança o nome de Yakima Canutt, porém há um dublê contemporâneo do grande Yakima que também fez história. Ele é Cliff Lyons, nascido em 1901 e que aos 24 anos, ainda no cinema mudo, se iniciou na dura vida de dublar os atores famosos em cenas de perigo. Lyons substituiu, entre outros, William Boyd, Ken Maynard e Bill Elliott. Em “Jesse James” Lyons dublou não só Tyrone Power como também Henry Fonda. Nos anos 50, tamanha era a competência de Cliff Lyons, que ele passou não só a coordenar os trabalhos dos stuntmen, como a dirigir a 2.ª unidade responsável pelas cenas de ação. Foi o que aconteceu em “O Álamo”, épico em que John Wayne deveria ter dividido o crédito de direção com Cliff Lyons, que faleceu em 1974, aos 72 anos. Um dos últimos trabalhos de Lyons foi no violento “Jake, o Grandão” (Big Jake).

Chuck Hayward é um dos homens liderados por Jack Lambert  - Dois stuntmen que atuavam juntos em muitos faroestes chamavam-se ‘Chuck’ e eram Chuck Roberson e Chuck Hayward. Para diferenciá-los, John Wayne os apelidou de ‘Bad Chuck’ (Roberson) e ‘Good Chuck’ (Hayward), isto só porque Chuck Roberson acompanhava o Duke nas bebedeiras e Hayward preferia manter-se sóbrio. Ambos atuaram como dublês e simultaneamente como atores em muitos filmes, como em “Da Terra Nascem os Homens” (The Big Country), em que os dois aparecem bastante e fazem belo trabalho como stuntmen. O mesmo ocorreu em “Rastros de Ódio” (The Searchers) em que os Chucks aparecem como ‘best men’ (padrinhos) no casamento que acaba não se realizando entre Ken Curtis e Vera Miles. Os pai de Chuck Hayward possuíam um rancho no Nebraska, o que explica sua habilidade como cavaleiro. Hayward faleceu em 1998, aos 78 anos de idade.


James stewart (de costas) enfrenta Jack Lambert, Royal Dano,
Harry Morgan e Chuck Hayward.

Cliff Lyons segura James Stewart, que foi surrado,
sob os olhares de Harry Morgan e Royal Dano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário